GERAR participa do V Congresso da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR) e da IV Jornada da Associação Latino-Americana de Retórica (ALR)

Por  Paulo Sérgio Proença (UNILAB/GERAR)

O GERAR participou de importante evento internacional, nas dependências da UFMG-Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, de 20 a 24 de agosto do corrente, promovido pela Sociedade Brasileira de Retórica e pela Associação Latino-Americana de Retórica, com a participação da Organização Ibero-americana de Retórica.

O Congresso da SBR e a Jornada da ALR contaram com a presença de pesquisadoras e pesquisadores das renomadas universidades de diversas partes do mundo, com palestras proferidas em espanhol, francês, inglês e italiano – além do português. As principais universidades brasileiras – públicas e privadas – que mantêm grupos de pesquisa e incentivam estudos sobre Retórica também estiveram representadas por pesquisadores.

Os temas das preleções, das mesas coordenadas e das comunicações foram muito variados, abrangendo desde o mundo clássico até aspectos muito atuais que nos desafiam, na mídia, na educação, na religião, no direito, nos conflitos políticos, etc. As áreas com representação mais significativa foram as Letras Clássicas, Letras Vernáculas, Linguística, Direito e Filosofia. Isso, além de testemunhar a onipresença da Retórica, assinala o ressurgimento do prestígio desse campo de estudos nas universidades brasileiras e estrangeiras. É por isso que se formaram recentemente organizações (como a SBR e similares em quase toda América Latina) que congregam estudiosos vinculados à Retórica, para fomentar o surgimento de novas pesquisas e novos pesquisadores.

O Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação-GERAR esteve presente no Congresso da Sociedade Brasileira de Retórica em pelo menos duas sessões coordenadas e em comunicações. A primeira sessão, coordenada pela Profa. Dra Lineide do Lago Salvador Mosca, no dia 23 de agosto, intitulada “Retórica e argumentação: entendimento e convivência”, constou de quatro exposições: “Não sou racista, mas...”: motivações linguísticas e retóricas da proverbial retórica à brasileira para a negação do racismo, apresentada pelo Prof. Dr. Paulo Sérgio de Proença (UNILAB); a segunda teve por título “Lugares–comuns, retórica e discurso jurídico: um diálogo”, foi proferida pela Profa Dra. Maria Helena Cruz Pistori (PUC–SP/ Revista Bakhtiniana/ Gerar); a terceira apresentação foi feita pelo Prof. Dr. Marco Antônio Sousa Alves (UFMG) sob o título “Contribuições da Nova Retórica para os debates contemporâneos”; “Desafios da retórica em tempos de mudança” foi o título da apresentação da Profa. Dra. Lineide do Lago Salvador Mosca (USP). A sessão contou com a ilustre presença do Prof. Christian Plantin, que comentou os trabalhos, ao final.

Outra Sessão Paralela, que gostaríamos de salientar, ocorreu em 24 de agosto, com as seguintes apresentações: “O discurso parlamentar à luz da Nova Retórica”, apresentada pelo Prof.Dr. Eduardo Lopes Piris (UESC); “O lugar da razão prática e da temporalidade no ensino da argumentação: reflexões sobre a Nova Retórica”, proferida pela Profa Dra. Isabel Cristina Michelan de Azevedo (UFSE); “A tópica de Perelman”, elaborada pelo Prof. Dr. Luiz Antonio Ferreira (PUC-SP); “A questão dos juízos de valor: reflexões sobre a Nova Retórica”, pela Profa Dra. Zilda Gaspar Oliveira de Aquino (USP), coordenadora da sessão.

Houve comunicações de participantes ligados ao GERAR, tais como Jairo da Luz Silva que discorreu sobre “Entre o óbvio e a contradição: uma reflexão retórica da advocacia nos domínios civis do sistema jurídico brasileiro” e Valneide Azpiroz, cuja exposição versou sobre “O lugar da retórica na formação do bacharel em Direito”.

No dia 21 de agosto foi feita homenagem ao Prof. Gerardo Ramirez Vidal (UNAM-México), por relevantes serviços aos estudos retóricos; a cerimônia foi conduzida por Maria Flávia Figueiredo (UNIFRAN); na ocasião foi feita também a apresentação da proposta do Projeto Retórica e Direito na América Latina.

No dia 22 de agosto aconteceu um tour acadêmico-científico na cidade de Ouro Preto, com foco no tema da cultura barroca e retórica, que se manifesta na organização  da arquitetura e em sua produção de sentido, na escultura e em outras manifestações das artes. A parte da tarde foi livre para os congressistas conhecerem e explorarem aquela cidade histórica, patrimônio cultural da humanidade

Aconteceram, também, assembleias das organizações promotoras do Congresso, por necessidades estatutárias. Foram eleitos os novos membros honorários da SBR, para mandato de dois anos, com vigência a partir de 1º. de janeiro de 2019: Presidente: Narbal de Marsillac Fontes (UFPB); Vice-Presidente: Pedro Parini (UFPE); Secretário: Marco Valério Classe Colonnelli (UFPB); Secretária Adjunta: Bruna Toso Tavares (UFMG); Tesoureira: Priscilla Gontijo Leite (UFPB).

Foram aclamados como novos membros honorários da SBR: Maria Alejandra Vitale (UBA-Argentina), Armando Villegas Contreras (Universidade de Morellos), Manfred Kraus (Universidade de Tübingen) e Maria Cecília Miranda de Nogueira Coelho (UFMG). Os professores José Luiz Fiorin, João Adolfo Hansen e a professora Lineide do Lago Salvador Mosca já são membros honorários da Sociedade Brasileira de Retórica.

O próximo Congresso da SBR e a próxima Jornada da ALR deverão acontecer daqui a dois anos na Universidade Federal da Paraíba.

Data de atualização