Lançamento do livro Retórica e Discurso (04-07-2019)

Uma homenagem merecida

Maria Helena Cruz Pistori

Chovia muito neste 4 de julho de 2019. A noite estava escura e fria. No entanto, dentro da Livraria Martins Fontes, o ambiente era claro e acolhedor. Acontecia ali o lançamento do livro em homenagem a Prof. Dra. Lineide do Lago Salvador Mosca, Retórica e discurso - fronteiras e interfaces: das origens aos desdobramentos atuais.

Sem dúvida alguma, a Prof. Lineide é referência nos estudos retóricos no Brasil. Livre-docente da Universidade de São Paulo, com várias passagens de estudo pela Europa – França (EHESS e Sorbonne Nouvelle Paris III), Bélgica (Université de Liège), Alemanha (Ruhr Universität Bochum e Freie Universiät Berlin), integra o corpo docente da USP desde 1988. Na vida acadêmica, cabe mencionar a sua atuação como pesquisadora-visitante em universidades de diversos países. Muito mais se poderia dizer de sua trajetória, mas destaco aqui seu papel de formadora de algumas gerações de mestres e doutores nas sendas da Retórica e Argumentação: foram 37 orientações e supervisões concluídas – mestrado, doutorado (entre os quais me incluo!); e 8 em andamento, num total de 45, sem contar os de pós-doutorado. Sua orientação competente, firme e respeitosa, ao lado de seu dinamismo e poder de agregação social, são marcas que todos os seus alunos levam pela vida afora.

Essas qualidades certamente foram uma garantia para o sucesso e produtividade acadêmica do grupo de pesquisa criado por ela, o GERAR – Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação, que completa seus 25 anos de existência. Atuando como divulgador dos estudos retóricos, o GERAR recebe atenção e carinho especial da Prof. Lineide. Por tudo isso, é mais do que merecida a homenagem prestada por seus alunos neste Retórica e discurso, lançado no dia de seu aniversário.

Elizabete Enz Hubert e Emilson José Bento foram os organizadores da obra, que já no lançamento estava sendo chamada de “Bíblia da argumentação” (782 páginas). Muitos dos 28 autores dos artigos estiveram presentes na Martins Fontes, homenageando a mestra querida. As fotos no site o comprovam. E devemos destacar que também colegas da universidade, como José Rodrigues Seabra Filho, Yara Frateschi, Lênia Márcia Mongelli, Luci Banks-Leite, Jean Pierre Chauvin, José Antônio Senna e o “hors concours” Antônio Henriques, doutor pelo GERAR e que completou 95 anos, ali estiveram, todos num ambiente de congraçamento e convivialidade, muito adequado e propício a trocas amigáveis e rememoração dos bons tempos da pós-graduação.

Outras fotos do lançamento